Processo De Inventário

Neste artigo você vai aprender como consultar um processo de inventário. Essa situação acontece quando uma pessoa falece  e, a partir daí, os herdeiros e outras pessoas presentes num possível testamento recebem os bens e as dívidas.

A consulta virtual é a maneira mais rápida e fácil de conferir o status do processo. Para realizá-la existe somente uma condição: não haver menores de idade envolvidos no processo. Caso haja, a consulta  deve ser realizada em um cartório e com acompanhamento de um advogado.

Se os envolvidos forem todos adultos, a consulta é muito simples: acesse o site do Tribunal de Justiça de seu estado. Geralmente na página inicial haverá algum campo para consulta, conforme exemplificado abaixo no site de São  Paulo:

Processo De Inventário
Processo De Inventário

Caso você não encontre na página inicial, procure pela opção de ‘Consulta’ no  site e realize os passos que serão indicados em sua tela. Essa é uma ação muito simples e rápida, que pode ser realizada também em celulares.

Para realizar maiores consultas e outras partes do processo, é indicado visitar um cartório.  Os cartórios são locais nos quais profissionais do direito possuem certos poderes do Estado, oficializando alguns interesses de pessoas civis.

Dessa forma, os profissionais tendem a ser mais responsáveis e seguir à risca a lei, regularizando a liberação dos inventários extrajudiciais.

Embora muitas pessoas prefiram resolver suas questões sem  envolvimento judicial,  os cartórios são, sem dúvidas, a melhor opção para dividir os bens do falecido.

Os  processos de inventário podem demorar de meses à anos, dependendo dos valores e das dívidas dos bens que serão herdados.

Embora  seja indicado a presença do cartório  e de advogados, é recomendado que as partes envolvidas decidam, anteriormente, o que ficará com cada um se não houver nenhum tipo de testamento ou documento que marca a herança de cada uma das partes envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *