CONSULTAR A ORIGEM DE PROTESTO

Protesto em cartório é quando ocorre em momentos de inadimplência, sendo comum conhecer empresas ou pessoas que já passaram por isso em tempos de dificuldades financeiras, e aqui vamos tirar uma dúvida bem recorrente relacionada a consulta de origem de protesto.

É muito importante ficar atento se existe protestos em seu nome,  pois isso pode gerar alguns dificuldades, como custo a mais além da dívida em questão, e se você não sabe como consultar a origem de protesto fique tranquilo, vamos explicar essa questão logo abaixo.

CONSULTAR A ORIGEM DE PROTESTO
CONSULTAR A ORIGEM DE PROTESTO

É importante citar o efeito judicial que há um protesto; o credor terá em seu poder a prova  formal, revestida de veracidade e fé pública, de que o devedor está inadimplente ou descumpriu sua obrigação. Com essa prova, poderá requerer ,em juízo,  as medidas liminares, como busca e apreensão, arrestos, etc., terá mais chance de ser o vencedor das ações que promover,  cuja discussão seja o título.

No extrajudicial o protesto interessa a quem realiza empréstimos ou financiamentos, pois estas pessoas (físicas ou jurídicas) desejam saber a real capacidade da outra parte, no que tange ao cumprimento de suas obrigações

Para realizar a consulta de protesto é muito fácil, basta acessar oficial CENPROT, então essa pesquisa informará se há título protestado com o número de documento informado e para saber detalhes sobre o que está protestado será necessário solicitar uma certidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *