Profissionais do Procon de Campina participam de Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor

Publicado em 24/08/2017

Profissionais do Procon de Campina Grande estão no Recife desde ontem, 23, participando do 17º Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor e da reunião anual do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor. Além do coordenador executivo do Procon, Rivaldo Rodrigues Junior, participam do evento representantes das áreas de Fiscalização e de Atendimento do órgão.

Para Rivaldo Rodrigues, a participação no evento é mais um incentivo do município à qualificação e aperfeiçoamento permanente dos trabalhadores e, também, uma oportunidade para a troca de experiências com outros Procons.

Além da participação, o coordenador do Procon pleiteia a oportunidade de trazer, para Campina Grande, a realização desse que é o maior evento da área de proteção ao consumidor. “O objetivo de trazer esse Congresso para a cidade, em 2018, é fortalecer ainda mais o turismo de eventos local e proporcionar mais geração de renda e oportunidades para a região”, enfatiza Rivaldo.

O Congresso acontece até sexta-feira, 25, e é coordenado pela Procuradoria Geral de Justiça e Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. Com o tema: “Os reflexos da crise brasileira e das inovações do Código de Processo Civil na defesa do consumidor”, a edição deste ano contou com um número recorde de inscritos, cerca de 800 pessoas de todo o País, entre representantes do Ministério Público Federal, dos Procons, vigilâncias sanitárias, agências reguladoras e ONGs que atuam na defesa do consumidor estão participando.

Na pauta das discussões estão a qualidade, cobrança e direitos dos consumidores do serviço de internet no Brasil, a solução dos conflitos de consumo, as demandas que mais se repetem nos órgãos de defesa do consumidor, o superendividamento e as práticas abusivas, a segurança dos alimentos, incorporação imobiliária, os planos de saúde e seus desafios e reflexos no Sistema Único de Saúde.