Pesquisas

Entre as atividades mais rotineiras e de interesse coletivo realizadas pelo Procon-CG estão as pesquisas. Através delas, o consumidor campinense e de cidades circunvizinhas podem tomar conhecimento dos preços que estão sendo cobrados em determinados segmentos comerciais. A pesquisa é uma ferramenta usada para orientar o consumidor a evitar gastos excessivos na hora das compras, ajudando muitas famílias a manter o hábito da economia, mediante a análise permanente dos dados coletados pela equipe do órgão.

Para facilitar ainda mais o trabalho de elaboração das pesquisas, o Procon Municipal assinou convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), precisamente com o curso de Estatística, para que os alunos possam realizar essas coletas. A parceria vai contribuir para a formação profissional dos estudantes, garantindo a eles uma vivência real de mercado, mediante a experiência como estagiários, além de fortalecer ainda mais o vínculo entre o Procon e instituições de Ensino Superior, no intuito de oferecer o melhor à comunidade.

Dentro desse trabalho, as equipes continuarão realizando as pesquisas já executadas regularmente pelo órgão, como a de Combustíveis (semanalmente), a de Cesta Básica (mensalmente), além das outras referentes a datas especiais, como Natal, Dia das Crianças Material Escolar, Mensalidade Escolar, Auto-Escola, Páscoa, São João, Dia de Finados, como também pesquisa de Gás e de Água Mineral.

As pesquisas de preços feitas pelo Procon têm extrema importância porque através delas, os consumidores podem optar por comprar os produtos em diferentes estabelecimentos, podendo encontrar uma economia maior, a partir da mostra dos resultados coletados. Todas as pesquisas podem ser verificadas no lado esquerdo do site, nos ícones colocados à disposição dos consumidores.

As pesquisas estão divididas nas categorias acima: